quarta-feira, 16 de junho de 2010

Professor da Paraíba lança vídeo sobre a PEC 54/99 para orientar trabalhador.

Professor lança vídeo para “comemorar” aniversário da PEC 54/99.

Pode parecer uma vergonha nacional, mas é pura realidade, este mês, o Projeto de Emenda a Constituição - PEC 54/99, estará completando 11 anos nas gavetas da Câmara dos Deputados Federais, aprovada por todas as comissões, mais por puro equívoco de um deputado de Pernambuco, foi acrescida uma emenda que passou pejorativamente a ser batizada por “trem da alegria”, emenda esta que beneficiava os servidores já concursados dos municípios e dos estados, que estavam há mais de três anos no serviço federal, com a aprovação da PEC, passariam a ser incorporados nos órgãos federais, recebendo os salários do quadro do federal, e não mais os salários de origem. A PEC foi arquivada em junho de 2007. Isso causou um mal-estar social, que prejudicou todos aqueles que entraram no serviço público depois de 05 de outubro de 1983 a 05 de outubro de 1988. Servidores estes que continuam no serviço público, pois antes não existia a prática do concurso.
Logo, esses servidores não estão ocupando a vaga do concursado, mais poderão abrir novos postos de trabalho na medida em que a PEC 54 - for aprovada, pois muitos estarão dando entrada em suas aposentadorias, abrindo um vácuo no serviço público, a possibilidade de novos concursos. Muitos trabalhadores não solicitaram ainda suas aposentadorias porque perdem vários direitos, apenas por se encontrarem numa situação excludente da Constituição, que precisa ser reparada urgentemente.
Para “comemorar” a data, o professor Gilson Nunes, da Paraíba, lançou um vídeo explicando todos os prejuízos desses servidores ao longo dos 22 anos de promulgação da Constituição Federal. A forma discriminatória como esses servidores são tratados pelos gestores públicos, a exploração barata da mão de obra e os prejuízos financeiros no ato da aposentadoria. E o mais estranho de tudo isso é que as Centrais Sindicais de nosso país assistem essa injustiça como algo natural. Vários requerimentos são apresentados ao Presidente daquela casa todos os anos, mais os líderes de alguns partidos, a exemplo do PT se nega a pautar a PEC 54/99. A mais contraditória ideologia partidária, que outrora defendia os trabalhadores.

O vídeo é extremamente pedagógico, esclarece aos trabalhadores e convida a todos para uma luta, pode ser acessado no WWW.youtube.com/gilsonunes2000. Lá você vai encontrar outras opções de vídeos a respeito do assunto, mais não conte com os vídeos das Centrais Sindicais, pois essas são contraditórias, não vestiram a camisa desses trabalhadores, que há duas décadas ajudaram a construir a história do serviço público. Acesse esse endereço e deixe sua mensagem de apoio a uma causa tão nobre, a dignidade do trabalhador, que precisa ser reconhecida.
GILSON CRUZ NUNES
Consultor Sindical da Associação dos Servidores Públicos das Regiões Norte e Nordeste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário